1) Observe a temperatura de algumas cidades brasileiras em um determinado dia. Use números inteiros, positivos ou negativos, para escrever a temperatura registrada nas cidades.

a) Curitiba:
b) Salvador:
c) Gramado:
d) São Paulo:
e) Rio de Janeiro:
f) São Joaquim:

2) Imagine que nesse mesmo dia a temperatura em Nova York, nos Estados Unidos, estava 3 graus abaixo da temperatura registrada em Gramado. Isso significa que a temperatura registrada em nova York era de:

3) O esquema a seguir indica o quadro de controle do elevador de uma loja. Sabendo que a loja tem andares acima e abaixo do térreo, use números inteiros positivos e negativos para indicar cada um dos andares.

4) Usando números inteiros positivos e negativos, indique simbolicamente:

Ex: um saldo de 13 gols a favor: +13gols

a) um saldo de 13 gols sofridos:
b) uma profundidade de 100 metros:
c) um lucro de R$700,00:
d) 28km ao sul de uma cidade:
e) um crédito de 800,00: +800
f) uma temperatura de 23ºC abaixo de zero: -23
g) 700m acima do nível do mar: +700
h) um saldo de 7 gols contra: -7

5) Nas seguintes afirmações, diga se é Verdadeiro ou Falso? 

a) +3 é um número inteiro 
b) -2,5 é um número inteiro  
c) 4 é um número natural  
d) 0 e 9 são números naturais 
e) -9 e +9 são números naturais  
f) -18 e 15 são números naturais 
g) -18 e 15 são números inteiros 
h) 0 faz parte dos conjuntos naturais e inteiros 

6) Uma equipe de basquete realizou três jogos. Nesses jogos, a equipe marcou 251 pontos e sofreu 240 pontos.

a) qual o saldo de pontos dessa equipe é positivo ou negativo?
b) usando números inteiros positivos ou negativos, escreva esse saldo:

7)  Um elevador se encontra do andar térreo de um edifício. Usando números inteiros positivos ou negativos e considerando o térreo como origem zero, indique o andar onde o elevador se encontra quando:

Ex: sobre 8 andares: +8

a) sobe 5 andares:
b) desce 2 andares:
c) sobe 9 andares e desce 6 andares:
d) desce 4 andares e sobe 2 andares:

8) Represente as afirmações abaixo usando números positivos ou negativos.

a) o mergulhador estava a 15m de profundidade:
b) Promoção: Mega liquidação com 40% de desconto:
c) O freezer está com temperatura de 5ºC abaixo de zero:
d) Carlos tem um saldo bancário positivo de R$ 553,00:
e) Mariana tem um saldo bancário negativo de R$ 258,00:
f) A empresa de Odete teve lucro de R$ 100.000  neste mês:

9) Em alguns edifícios, a garagens ficam em pisos abaixo do nível da rua. Assinale nas fotos o número que indica cada uma das seguintes situações. Pinte também o visor de cada painel que indica a resposta:

a) a garagem do apartamento 123 fica no segundo piso abaixo do nível da rua.
b) a garagem do apartamento 324 fica no terceiro piso abaixo do nível da rua.
   
c) Uma pessoa que estacionou no segundo piso abaixo do nível da rua, necessita subir cinco pisos ate chegar ao andar em que mora. Que andar é esse? d) Um morador desce todos os dias seis pisos para chegar até o piso da sua garagem que fica no -1. Em que andar ele mora?

10) Trabalhando com a reta numérica, resolva?

 

a) Quantas unidades você tem que andar para ir no -8 ao +1?
b) Quantas unidades você tem que andar para ir no +6 ao -2? 
c) Quantas unidades você tem que andar para ir no -5 ao +4? 

11) Responda se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas:

a) -5 é menor que +8
b) +4 é maior que -8
c) 0 é menor que -7 
d) 7 > -9
e) 12 < -19  

12) Assinale V ou F:

a) Antecessor de um número inteiro é o que vem imediatamente antes dele na seqüência dos números inteiros.
b) Antecessor de um número inteiro é o que vem imediatamente depois dele na seqüência dos números inteiros.
c) Sucessor de um número inteiro é o que vem imediatamente depois dele na seqüência dos números inteiros.
d) Sucessor de um número inteiro é o que vem imediatamente antes dele na seqüência dos números inteiros.
e) Números consecutivos são três ou mais números quando um é sucessor do outro.

15) Ajude a Minie colocar os números inteiros em ordem crescente:

16) Vamos determinar o módulo dos números a seguir:

Módulo de + 4 = |+4| =
Módulo de –6 = |–6| =
Módulo de –10 = |–10| =
Módulo de +20 = |+20|=

Adição e subtração de números inteiros sem a presença de parênteses.

1ª propriedade → sinais iguais: soma e conserva o sinal.
2ª propriedade → sinais diferentes: subtrai e conserva o sinal do número de maior módulo.

Exemplo: –18 – 12 = –30 é de 1ª propriedade

17) Os resultados abaixo são de 1ª ou 2ª propriedade?

a) + 5 + 6 = + 11
b) + 9 + 10 = +19
c) – 6 + 2 = – 4
d) + 9 – 7 = +2
e) – 3 – 5 = –8

Adição e subtração de números inteiros com a presença de parênteses.

Para eliminarmos os parênteses devemos realizar um jogo de sinal, observe:

a) + ( + ) =
b) + ( – ) =
c) – ( + ) =
d) – ( – ) =

18) Responda se a afirmação é verdadeira ou falsa. 

a) Todo número positivo é maior que um número negativo.
b) Todo número negativo é maior que zero.
c) O zero é maior que todos os números negativos.
d) Qualquer número positivo é maior que zero.
e) Considerando os números inteiros -3 e 6, o que está mais próximo da origem é o 6!
f) Considerando os números -5 e 1, o maior é o 1! 

19) Escreva o que as sentenças solicitam.

 

a) O simétrico de -15:
b) O módulo de -35:
c) O oposto de -76:
d) O oposto do modulo de -3:
e) O modulo de +96:
f) o oposto do modulo +10:

20) Para fazer um bolo, Renata gastou R$ 27,00. Ela vendeu o bolo por R$ 70,00. Qual foi o seu lucro?

 

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